segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bom dia Benguela!

Pois, eu sei...tenho estado ausente, mas de facto a saída para Benguela estaria prevista para dia 26, 4ªf contudo veio apenas a acontecer na madrugada de 5ªf, dia 27 de Janeiro, THIS IS AFRICA! O atraso deveu-se á entrega da viatura que nos estava destinada, que inicialmente estaria prevista para as 12.00 o que nos permitia fazer  toda a viagem com a luz do dia, fundamental para quem ainda está verdinho por estas andanças!:-)

Não é uma viatura qualquer, não senhor! Para os mais conhecedores e amantes das 4 rodas, é um Toyota 4Runner importado dos EUA com um simples motor V8 de 4.7 litros a gasolina automático, coisa pouca! Por ser um carro usado, o mecânico atrasou-se na entrega e só o fez pelas 17.00, e entre luzes fundidas havia também o problema do tampão da gasolina não abrir assim como não abria o porta-bagagens...acabou por rectificar o que não abria e as luzes...ficaram como estavam, eram 19.00 tínhamos o carro nas mãos. Decidimos pois descansar, e acordar de madrugada para nos fazermos á estrada e irmos com a bendita luz do dia.

O despertador toca ás 4.30, incrivelmente e para além dos galos a cantar ( acho que cantam toda a noite...) já havia muito movimento nos arredores de Luanda. Ás 5.00 estávamos a dar á chave, percorrendo os primeiros 45 min ainda de noite.
Já havíamos percorrido esta estrada de Luanda - Benguela com o nosso chefe, contudo esta era uma nova experiência de viajarmos sozinhos e pensamos que nada de novo haveria, WRONG! Do pouco de tempo que estou em Angola de uma coisa já me apercebi, nada nem nunca é igual por estas bandas!

O amanhecer foi fantástico, e com musica angolana á mistura, não nos restava outra opção, o radio do carro tocava 2 min um CD e começava a engasgar-se...
O Nuno iniciou a viagem, onde trocámos em Porto-Aboim, sensivelmente a meio do percurso. Daí em diante, pude constatar a força do “bicho” que tínhamos nas mãos, este 4runner tem uma força brutal, qualquer ultrapassagem não durava mais que 3...4 segundos, o que aqui é ja uma segurança. Por entre meio de alguns gajos em plena fora de mão, assim como vacas ( que não têm outro nome) a fazerem-nos reduzir drasticamente a velocidade..chegamos a Benguela por volta das 11.00 e com uma média de consumo de 20 litros / 100 km.

Uma vez mais ficámos no Mil Cidades, onde dividimos um T2, um quarto suite e outro normal...tirámos á sorte, tive azar...:-)) Dado que iríamos ficar aqui pelo menos uma semana, decidimos ir as compras. Uma espécie de MACRO ou RECHEIO, que aqui se chama de MAXI, que de MAXI so tem mesmo o preço!!! Chegados ao quarto com algumas compras, aguas, leite, yougurtes....e sim, cerveja, deparamo-nos que o frigorifico estava a 31ºc! Contactamos a recepção que nos confirmaram que sim...”já os últimos hospedes tinham-se queixado do mesmo problema...” assumiram que no dia seguinte iriam ver o problema, e assim esperamos.
Dia seguinte, nada...voltámos a insistir, do outro lado ouviu-se um “vamos ja tratar disso...” o que aconteceu 32 h depois. Não temos agua quente...num hotel de 4 estrelas em que a diária custa 175 dólares, mas para quê agua quente, esta um calor dos diabos!

6ªf, dia 28. Depois de passar a manhã no consulado para nos inscrevermos, andámos toda a tarde a ver casas...e isto não vai ser nada fácil, garanto-vos! Uma das minhas preocupações é ter um quarto aceitável para quem amavelmente me venha visitar, isso não pode faltar!:-) Por isso não há desculpa!!!
6ªf á noite, jantar muqueca...de marisco com novos amigos a acompanhar com GIN Tónico, mas fraquinho ok..?!:-) Estava tudo de rastos e acabei por não conhecer AINDA a noite Angolana.
Sábado de manhã, primeira incursão TT a percorrer a Baía Azul, Caota e Baía Farta. Que paisagens lindas que so estando se sente! E claro como havia esperado as gentes fora da cidade,  nos meios mais rurais são de uma humildade que até faz doer!

Sábado á noite para além de jantar, decidimos ir beber um copo a um bar de sócios TUGAS e com musica ao vivo. Estava a espera de ver realmente a noite africana, fiquei desapontadissimo. Fez-me lembrar Portugal, onde as pistas estão sempre vazias, e timidamente alguém bate o pé enquanto traga um golo de uma cerveja. Ás 1h ja estava na cama ( aqui começo a bocejar ás 23.00).
Domingo, dia de praia, a famosa praia do Hotel TERMINUS, na Restinga, um ilhéu no Lobito.
Por momentos pensei que estava em Portugal, só Tugas com algumas excepções como a foto o demonstra...

Hoje, 2ªf fomos para as finanças ás 8.00 tratar do selo do carro, que seria o ultimo dia para o conseguir. Estão a ver o que são as finanças ou qualquer repartição pública aí em Portugal? Pois é, em 5 minutos estávamos despachados! Havíamos contado la estar a manhã toda, nice!
Voltamos para o Hotel, onde temos estado a trabalhar numa proposta para construção de um sistema de abastecimento de água numa região onde os bois têm primazia perante as crianças no que toca a beber Água, é verdade, custa a acreditar. O projecto é muito simples, apenas umas bicas, onde as pessoas possam abrir uma torneira e... ter água, simples não é?
Sem duvida que isto é o que mais prazer me dá fazer por aqui, ser útil!

Tristezas á parte...hoje consegui finalmente cortar o cabelo!!! Não, não há foto desse momento...mas devia! O cabeleireiro é de uma Tuga que já está por cá há alguns anos...fiquei mais aliviado por isso, e também pela bela massagem capilar que levei da mulata enquanto amavelmente me lavava a cabeça!!! ahahah
Amanha iremos fazer um reconhecimento de uns possiveis locais para implementação desses sistemas, não serão muitos km...mas serão certamente umas 3h no meio de lama e pedra, e outro tanto tempo de volta.

Até amanhã!

PS: aqueçam-se...já não vos posso ouvir falar do frio!:-))