sábado, 5 de fevereiro de 2011

“Dar mãos á vida!”

Foi com este nome que iniciámos o projecto de sistemas de abastecimento de água em zonas mais necessitadas, se é que aqui se pode falar em zonas mais necessitadas, ja que são todas...
O percurso até Catengue, cerca de 80 km , e ao invés do que havia pensado foi feito numa óptima estrada e com muito pouco movimento. Parámos numa bomba de gasolina praticamente á chegada da povoação, e era ver uma autêntica correria de gente a aproximar-se do jipe para vender coisas, de tudo um pouco.
Aqui, e já um pouco no interior (tanto Luanda como Benguela, assim como o trajecto entre ambas são litoral) sente-se muita diferença nas pessoas, naturalmente mais “assustadas”, mas com um olhar muito mais terno...ha quem diga que não é assim, mas foi o que senti. Um exemplo de duas raparigas que estavam a lavar roupa...

Durante esta semana , tivemos a iniciativa de fazer o jantar no aparthotel...surpresa das surpresas ou talvez não, o fogão não funcionava...e ao que parece em todos, decidiram desliga-los após terem tido 2 ou 3 incêncios nos quartos!!! Assim, e basicamente tenho gasto uma pipa de massa em refeições, os almoços não são muito esticados, mas não é facil comer por menos de 12...14 euros, ao jantar a coisa duplica ou até triplica.

Avizinha-se o feriado nacional de 4 de Fevereiro, dia da libertação! Não senti qualquer ameaça por essa data, claro está também por ja terem decorridos 50 anos...
Véspera de feriado 5ª f, o mano Faro mais novo está na cidade, veio visitar os primos...fomos jantar e...beber uns copos! É oficial, as ressacas aqui são enormeeeeeeeeeeeeeees! Jesus...pior que tudo dormi 2h porque no dia seguinte havia me comprometido levar o meu colega até ao Sumbe (200km) onde o primo o iria apanhar para irem acampar! Cabelos ao vento...muito calor e la fui eu, são e salvo! Ao regresso parei na restiga e fui á para do terminus...sim aquela famosa do NAVIO!!!:-) Na 6ªf nem jantei...cheguei ao hotel e adormeci ate á manhã seguinte.
Hoje optei por explorar a zona litoral ao invés de ir lagartar para a praia, muito bom, senão vejam:

E por hoje não vou falar muito mais, talvez no próximo post o irão perceber porquê.