terça-feira, 8 de março de 2011

"Sôdade"

Caros amigos:

Já há quase 1mês que não partilhava nada convosco. Dependerá da interpretação de cada um, mas a meu ver , e após o ultimo post, é muito bom sinal !:-)

Os fins de semana, são de facto as alturas em que se pára para pensar, e também por isso são as alturas em que mais custa estar longe.
Desde o ultimo post, a coisa melhorou e a verdade é que tudo deixou de ser novidade, tudo ou quase tudo deixou de me chamar a atenção pelo menos no que toca ao quotidiano propriamente dito.
Como seria de esperar e após 1 mês e meio no mesmo hotel, ja se conhecem as caras, os empregados, tudo...percebem agora porque tudo entrou numa rotina?:-)
Creio que ainda não vos falei do meu dia a dia. Normalmente a alvorada acontece pelas 7.00, com pequeno almoço (ainda no hotel) pelas 7.30, onde por regra chego ao escritório ás 8.00.
Os dias ora são um corropio doido ora mais pausados, e acreditem, com este calor é-nos exigido muita mais energia. Para terem uma ideia, o Sol nasce ás 6.00 e qualquer coisa. Ás 7.15 ja custa muito estar ao Sol. Das 10.00 ás 16.00 é impossível estar-se 5 min fora de 4 paredes sem AC sem que se comece a pingar de suor!:-) Aos que me conhecem, sabem o quanto gosto disso, e o melhor de tudo...é que no meses mais frios, e que são apenas 2 (Junho e Julho) até dá para ir para a praia, imaginem!:-)
Se até ao ultimo post tinha havido alguma “movida” social, desde então creio que nunca mais fui para uma noitada. De facto não ha muito para fazer, os sítios não são nada de especial, e o sair seria só mesmo por sair, e claro está, gastar dinheiro! Numa noite de copos, pode bem gastar-se o equivalente a uma semana “sem eles”. Por isso meus amigos aí na Tuga, quando aí fôr, desforro-me!:-) Por falar em ir aí, prefiro não atirar foguetes antes da festa..mas poderá haver novidades para breve!!:-)
Ah e com tanta casa que tenho visto, parece que ja me decidi...faltam agora as negociações com a senhoria, mas vou-vos mantendo a par, e com fotos da “mansão”!:-)

Beijos e abraços a todos, com sôdade!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nem tudo são rosas...

...é isso mesmo, nem tudo são rosas!

No último post de facto não conseguia escrever muito mais, antes de embarcar nesta aventura já esperava momentos mais difíceis ou menos bons e naquele(s) dia(s) foram de factos os menos bons! Apesar do intuito do blog ser partilhar as minhas aventuras por Angola, como devem imaginar há coisas que guardo só para mim, ou pelo menos partilho-as apenas com quem quero...sei que tenho a vossa compreensão e por isso não insistam para abordar o tema. Os momentos menos bons servem para nos tornar mais fortes, e rapidamente os tento pôr para trás das costas, como tem ...e deve de ser!

A minha adaptação está a ser óptima, já visitei sítios, ja passei por experiências que muita gente que cá esta há anos ainda não o fez, mas para mim só assim faria sentido esta aventura!!! Mas lá está, falta sempre alguma coisa...e no meio de tanta coisa que precisamos quando estamos longe de tudo e todos (pelo menos aqueles que nos habituamos a ter sempre por perto..) há sempre alguma coisa que falta! Aos com quem partilhei estes momentos menos bons, entendem-me perfeitamente!:-))

Tenho sido recebido de braços abertos pelos angolanos que cá vivem, amigos de amigos...familiares de amigos, e lá está, quando se está por bem, pressente-se, é ou não é verdade!?
Para trás das costas os momentos menos bons os ponho, e tento abstrair-me daquilo que me preocupa. No Sábado á noite acabei por ir espairecer , a cidade estava cheia, aliás é assim sempre quando acontece um fds prolongado. Benguela é o Algarve cá da zona.

Domingo, dia de praia na Baía Azul. Uma praia típica dos benguelenses, com alguns estrangeiros, mas todos eles aninhados uns aos outros como se de um bando de aves se tratassem. Nos angolanos notava-se a boa disposição e já alguma melancolia de 3 dias de farra!:-) Elas passeiam os corpos esculpidos pela praia e eles não se ficam atrás, há aqui muito o culto do corpo!

Baía Azul
E por falar em corpo, e para não me sentir destoado, tenho ido para o ginásio do hotel “malhar”, o que sem duvida me desliga e me deixa muito mais relaxado para o bom sono que felizmente tenho tido!
A semana está a meio, e nada de mais ou de muito importante há a assinalar, com excepção de que ontem entrei pela 1ª vez na casa de um angolano, a seu convite! Nos primeiros dias que cá cheguei falaram-me que quando isso acontece, é sinal de confiança e estará ali sempre uma porta aberta, OBRIGADO!:-)

Ah...quase me esquecia! Ontem a noite andava eu na cidade de carro quando oiço um estoiro! Um “cupapata” ( os tais motoqueiros que transportam pessoas de um lado para o outro) tinha embatido num carro mesmo á minha frente, sim é muito frequentemente mesmo. Só cá estando se percebe porquê!
 Azar dos azares e depois do “cupapata” se ter posto em fuga e a coxear, do outro lado do cruzamento estava um jeep da policia, de onde prontamente saíram 2 agentes. O Sr. Agente condutor persegue o motociclista em fuga...por cima de passeios e canteiros e em escassos segundos foi apanhado, e ria só ria o acidentado “cupapata”! Cheguei a temer o pior, mas estamos em Benguela!:-)) Não fotografei o momento, contudo e para que possam perceber de que “cupapatas” falo, aqui vai um bom exemplo! ( a foto não é minha )

Beijos e Abraços !!! :-)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

“Dar mãos á vida!”

Foi com este nome que iniciámos o projecto de sistemas de abastecimento de água em zonas mais necessitadas, se é que aqui se pode falar em zonas mais necessitadas, ja que são todas...
O percurso até Catengue, cerca de 80 km , e ao invés do que havia pensado foi feito numa óptima estrada e com muito pouco movimento. Parámos numa bomba de gasolina praticamente á chegada da povoação, e era ver uma autêntica correria de gente a aproximar-se do jipe para vender coisas, de tudo um pouco.
Aqui, e já um pouco no interior (tanto Luanda como Benguela, assim como o trajecto entre ambas são litoral) sente-se muita diferença nas pessoas, naturalmente mais “assustadas”, mas com um olhar muito mais terno...ha quem diga que não é assim, mas foi o que senti. Um exemplo de duas raparigas que estavam a lavar roupa...

Durante esta semana , tivemos a iniciativa de fazer o jantar no aparthotel...surpresa das surpresas ou talvez não, o fogão não funcionava...e ao que parece em todos, decidiram desliga-los após terem tido 2 ou 3 incêncios nos quartos!!! Assim, e basicamente tenho gasto uma pipa de massa em refeições, os almoços não são muito esticados, mas não é facil comer por menos de 12...14 euros, ao jantar a coisa duplica ou até triplica.

Avizinha-se o feriado nacional de 4 de Fevereiro, dia da libertação! Não senti qualquer ameaça por essa data, claro está também por ja terem decorridos 50 anos...
Véspera de feriado 5ª f, o mano Faro mais novo está na cidade, veio visitar os primos...fomos jantar e...beber uns copos! É oficial, as ressacas aqui são enormeeeeeeeeeeeeeees! Jesus...pior que tudo dormi 2h porque no dia seguinte havia me comprometido levar o meu colega até ao Sumbe (200km) onde o primo o iria apanhar para irem acampar! Cabelos ao vento...muito calor e la fui eu, são e salvo! Ao regresso parei na restiga e fui á para do terminus...sim aquela famosa do NAVIO!!!:-) Na 6ªf nem jantei...cheguei ao hotel e adormeci ate á manhã seguinte.
Hoje optei por explorar a zona litoral ao invés de ir lagartar para a praia, muito bom, senão vejam:

E por hoje não vou falar muito mais, talvez no próximo post o irão perceber porquê.

Beijos e Abraços

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bom dia Benguela!

Pois, eu sei...tenho estado ausente, mas de facto a saída para Benguela estaria prevista para dia 26, 4ªf contudo veio apenas a acontecer na madrugada de 5ªf, dia 27 de Janeiro, THIS IS AFRICA! O atraso deveu-se á entrega da viatura que nos estava destinada, que inicialmente estaria prevista para as 12.00 o que nos permitia fazer  toda a viagem com a luz do dia, fundamental para quem ainda está verdinho por estas andanças!:-)

Não é uma viatura qualquer, não senhor! Para os mais conhecedores e amantes das 4 rodas, é um Toyota 4Runner importado dos EUA com um simples motor V8 de 4.7 litros a gasolina automático, coisa pouca! Por ser um carro usado, o mecânico atrasou-se na entrega e só o fez pelas 17.00, e entre luzes fundidas havia também o problema do tampão da gasolina não abrir assim como não abria o porta-bagagens...acabou por rectificar o que não abria e as luzes...ficaram como estavam, eram 19.00 tínhamos o carro nas mãos. Decidimos pois descansar, e acordar de madrugada para nos fazermos á estrada e irmos com a bendita luz do dia.

O despertador toca ás 4.30, incrivelmente e para além dos galos a cantar ( acho que cantam toda a noite...) já havia muito movimento nos arredores de Luanda. Ás 5.00 estávamos a dar á chave, percorrendo os primeiros 45 min ainda de noite.
Já havíamos percorrido esta estrada de Luanda - Benguela com o nosso chefe, contudo esta era uma nova experiência de viajarmos sozinhos e pensamos que nada de novo haveria, WRONG! Do pouco de tempo que estou em Angola de uma coisa já me apercebi, nada nem nunca é igual por estas bandas!

O amanhecer foi fantástico, e com musica angolana á mistura, não nos restava outra opção, o radio do carro tocava 2 min um CD e começava a engasgar-se...
O Nuno iniciou a viagem, onde trocámos em Porto-Aboim, sensivelmente a meio do percurso. Daí em diante, pude constatar a força do “bicho” que tínhamos nas mãos, este 4runner tem uma força brutal, qualquer ultrapassagem não durava mais que 3...4 segundos, o que aqui é ja uma segurança. Por entre meio de alguns gajos em plena fora de mão, assim como vacas ( que não têm outro nome) a fazerem-nos reduzir drasticamente a velocidade..chegamos a Benguela por volta das 11.00 e com uma média de consumo de 20 litros / 100 km.

Uma vez mais ficámos no Mil Cidades, onde dividimos um T2, um quarto suite e outro normal...tirámos á sorte, tive azar...:-)) Dado que iríamos ficar aqui pelo menos uma semana, decidimos ir as compras. Uma espécie de MACRO ou RECHEIO, que aqui se chama de MAXI, que de MAXI so tem mesmo o preço!!! Chegados ao quarto com algumas compras, aguas, leite, yougurtes....e sim, cerveja, deparamo-nos que o frigorifico estava a 31ºc! Contactamos a recepção que nos confirmaram que sim...”já os últimos hospedes tinham-se queixado do mesmo problema...” assumiram que no dia seguinte iriam ver o problema, e assim esperamos.
Dia seguinte, nada...voltámos a insistir, do outro lado ouviu-se um “vamos ja tratar disso...” o que aconteceu 32 h depois. Não temos agua quente...num hotel de 4 estrelas em que a diária custa 175 dólares, mas para quê agua quente, esta um calor dos diabos!

6ªf, dia 28. Depois de passar a manhã no consulado para nos inscrevermos, andámos toda a tarde a ver casas...e isto não vai ser nada fácil, garanto-vos! Uma das minhas preocupações é ter um quarto aceitável para quem amavelmente me venha visitar, isso não pode faltar!:-) Por isso não há desculpa!!!
6ªf á noite, jantar muqueca...de marisco com novos amigos a acompanhar com GIN Tónico, mas fraquinho ok..?!:-) Estava tudo de rastos e acabei por não conhecer AINDA a noite Angolana.
Sábado de manhã, primeira incursão TT a percorrer a Baía Azul, Caota e Baía Farta. Que paisagens lindas que so estando se sente! E claro como havia esperado as gentes fora da cidade,  nos meios mais rurais são de uma humildade que até faz doer!

Sábado á noite para além de jantar, decidimos ir beber um copo a um bar de sócios TUGAS e com musica ao vivo. Estava a espera de ver realmente a noite africana, fiquei desapontadissimo. Fez-me lembrar Portugal, onde as pistas estão sempre vazias, e timidamente alguém bate o pé enquanto traga um golo de uma cerveja. Ás 1h ja estava na cama ( aqui começo a bocejar ás 23.00).
Domingo, dia de praia, a famosa praia do Hotel TERMINUS, na Restinga, um ilhéu no Lobito.
Por momentos pensei que estava em Portugal, só Tugas com algumas excepções como a foto o demonstra...

Hoje, 2ªf fomos para as finanças ás 8.00 tratar do selo do carro, que seria o ultimo dia para o conseguir. Estão a ver o que são as finanças ou qualquer repartição pública aí em Portugal? Pois é, em 5 minutos estávamos despachados! Havíamos contado la estar a manhã toda, nice!
Voltamos para o Hotel, onde temos estado a trabalhar numa proposta para construção de um sistema de abastecimento de água numa região onde os bois têm primazia perante as crianças no que toca a beber Água, é verdade, custa a acreditar. O projecto é muito simples, apenas umas bicas, onde as pessoas possam abrir uma torneira e... ter água, simples não é?
Sem duvida que isto é o que mais prazer me dá fazer por aqui, ser útil!

Tristezas á parte...hoje consegui finalmente cortar o cabelo!!! Não, não há foto desse momento...mas devia! O cabeleireiro é de uma Tuga que já está por cá há alguns anos...fiquei mais aliviado por isso, e também pela bela massagem capilar que levei da mulata enquanto amavelmente me lavava a cabeça!!! ahahah
Amanha iremos fazer um reconhecimento de uns possiveis locais para implementação desses sistemas, não serão muitos km...mas serão certamente umas 3h no meio de lama e pedra, e outro tanto tempo de volta.

Até amanhã!

PS: aqueçam-se...já não vos posso ouvir falar do frio!:-))

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

12 dias depois, volto a dar noticias!

Esta é a primeira vez que escrevo em terras Angolanas, e 12 dias depois. Confesso que me tem dado alguma preguiça de escrever (espero não estar ja a ser contagiado..lol ), mas os dias têm sido cheios, o que tem sido muito boa para uma rápida adaptação! Vou tentar de uma forma resumida actualizar as devidas aventuras...:-)

A chegada ao aeroporto com vista a partida para Angola aconteceu ás 6.00...isto com o voo a partir as 10.00 custou tanto, muito mesmo, mas a expectativa valia a pena! Eu e o meu colega fizemos o “check in” juntos, inclusive fui eu a pagar o excesso de bagam de ambos( que nem vou revelar lol) e curiosidade das curiosidades...só no avião nos deparamos que eu tinha ficado com um lugar numa ponta do avião e ele noutra. Acordámos que quem se sentasse ao lado, perguntaríamos amavelmente se estaria na disponibilidade de mudar de lugar para que assim pudéssemos viajar juntos. No meu caso..o senhor de 130 kg que se sentou ao meu lado, respondeu-me redondamente um “não estou interessado”. O Nuno, meu colega teve mais sorte e o “vizinho” dele aceitou mudar. Apontou  para mim...indicando que seria comigo que este jovem Angolano iria mudar de lugar, quando este se aproxima do meu lugar “diz qualquer coisa” que eu não percebo, e digo “desculpa?” e ele repete 2 ou 3 vezes e eu sem perceber...e á 4ªvez, fez-se luz e consigo perceber “5 euros”! Fiquei sem saber o que responder..ao que prontamente ele sorriu , bateu-me nas costas e disse que estava a brincar...1ª gasosa superada!:-) Sentei-me ao pé do Nuno, com o corredor no meio, e do meu lado esquerdo..uma jovem mãe, com uma menina, de aproximadamente 2 anos, de nome Carolina, um mimo, pensei eu...mas rapidamente mudei de ideias, sempre que adormecia a menina sorrateiramente e fora dos olhares da mãe...batia-me e acordava-me! Confesso que de inicio achei piada, mas no fim, já me apetecia torcer-lhe o pescoço, resultado: dormi 1 hora em todo o voo!

Aterrámos em Luanda, controlo de passaportes. Fomos os últimos a passar e com o policia que me calhou a mim a fazer ecoar o barulho do carimbo no meu passaporte que se ouviu em todo o hall! Angola , i´m in!
Tínhamos uma colega nossa, a Inês, á nossa espera. Seguimos para casa do chefe que amavelmente nos tinha convidado para jantar, primeira coisa que pedi, uma CUCA bem geladinha, e que bem que soube!
Nessa 1ª noite ficámos num hotel á beira da estrada Rocha Pinto (para quem conhece ja deve estar a imaginar o filme) "Fleuma" de nome. O hotel era...qualquer coisa, mas com bons e limpos lençóis, e estava tão cansado que dormi que nem um anjinho! Dia seguinte, almoço de muamba na casa do chefe, estava óptima! Confesso que fiquei muito bem impressionado com esta recepção, acredito que 98% dos que vem para cá, tal como eu, não a tenham, sorte a minha!
Sábado á noite, fomos jantar os 3 colegas ao clube náutico de Luanda, agradável e barato, 2300 KZS a cada um, qualquer coisa como 20 euros.

Domingo, partida agendada para Benguela, de carro ás 14h, com a duração prevista de 6h para percorrer os 500 e tal km. Ás 16.20 estávamos realmente a sair de Luanda depois de mais de 2 h em pára-arranca.A viagem foi feita maioritariamente de dia, sendo a parte nocturna de cortar a respiração, com camiões avariados nas bermas sem sinalizações ( não utilizam o triângulo porque roubam...então colocam troncos ou montinhos com pastos para “sinalizar” a ocorrência!) , gado a passear nas bermas...e pontualmente a metermos a roda do jipe em buracos que davam sempre a sensação de termos deixado a roda la atrás!, Benguela, eram 21h.

Estrada Luanda - Benguela

Apesar de ser um Domingo á noite, senti claramente a diferença para Luanda, menos gente, menos  confusão, mais limpo e muito mais motos! Se em Luanda há os míticos cadongueiros, em Benguela há os “cupapatas”, indivíduos que transportam pessoas em motos, que fazem questão de as ter sempre a brilhar!
Pernoitamos no Aparthotel Milcidades, e que belos apartamento têm! Os dias seguintes em Benguela serviram para conhecermos algumas pessoas e fazermos alguns contactos. Vimos algumas casa, mas só mesmo por ver, porque nestas coisas mais vale ir com calma e fazer uma escolha acertada!

Quarto ApartHotel Milcidades

Quinta-feira , regresso a Luanda, viagem bem mais calma do que a sentido inverso. A Inês iria no dia seguinte para Portugal de férias, tendo disponibilizado a casa dela  no Morro Bento, arredores de Luanda, para que eu ficasse até hoje (3ªf), já que o Nuno ficaria com os primos em Luanda propriamente dita. E assim foi.
No dia seguinte, 6ªf, o motorista da empresa veio-nos cá buscar á casa da Inês, onde a deixamos a ela e ao namorado, Paulo, para que apanhassem o voo. Eram 6.30 e já estávamos no aeroporto. Segui para Luanda a ser conduzido pelo Sr. José Castelo, o motorista, com quem fui dialogando cheio de curiosidades acerca dele, da cidade, do país, de tudo! O dia em Luanda, foi á semelhança do que havia sido o primeiro em Benguela, um dia de apresentações.
Ao final do dia, e depois de ter combinado com o Sr. Cunha ( tio da minha ex-namorada Márcia) que vive também ele em Angola, fui ter ao seu escritório. Pedi ao Sr. José que esperasse alguns minutos. Assim que entrei para cumprimentar o clã Cunha, fui de imediato convidado para jantar, o que aceitei, levariam-me mais tarde para casa, pelo que dispensei amavelmente o Sr. José.
Jantámos no edifício da ESCON, o mais alto de Luanda, e não me alongando muito no tema, basta dizer que o restaurante abriu em Dezembro do qual é proprietária, claro, a filha do Presidente. Que jantar, divinal!

Não tinha quaisquer planos para o dia seguinte, e no Sábado decidi descansar e aproveitar o dia para estar comigo só! Correu bem! Passei a tarde na piscina do condomínio para ver se passava menos por “pula” (o que eles chamam aos brancos), e para jantar fui a um pronto a comer relativamente perto, onde paguei 1300 KZS (11 euros) por uma porção de arroz branco e 2 febras!
A Katia Meggy, ja me tinha “apresentado” a Marisol, uma amiga sua que vivia em Benguela e que no iniio do ano se tinha mudado para Luanda. Perdi todo o descaramento e depois de uma troca de sms com ela, convidou-me para no dia seguinte ir passar o dia ao Mussulo com ela e mais uns amigos, aceitei.
Domingo acordei ás 7.30 para ir para o Mussulo, e sim, fui até ao Museu da Escravatura de carro pela 1ªx a conduzir! Que enredo, num trajecto de 12km...devo ter feito uns 30, andava sempre ás voltas, mas depois la consegui encontrar a dita estrada da Samba que me levaria até ao Museu. Existem vários pontos de acesso para a ilha de barco, um deles é no Museu da Escravatura. Quando la cheguei apanhei um barco semelhante aos que transportam as pessoas na praia de cabanas, que me cobrou 1000 KZS pela ida. Pedi-lhe que me levasse ás indicações que a Marisol me tinha dado, correu bem, em 5 min estávamos do outro lado. Chegada ao Mussulo, conhecer a Marisol pessoalmente, a Carolina, sua filha, a Noelma, a anfitreã e a sua filha, Verinha! Que lindo, fui muito bem recebido. 1 hora depois chegariam mais uns amigos! A Casa é de 1ª linha o que significa, que andamos alguns metros e estamos dentro de água. Fiquei algo confuso, apesar de o dia estar com o Sol meio escondido, não sabia se me havia de proteger dos mosquitos ou do Sol, resultado, uma miscelânea de repelente com protector!lol Manhã em amena cavaqueira com muitas fotos á mistura. Perto da hora do almoço passou um pescador com um belo pargo, fresquinho, que a Noelma mandou escalar e grelhar, estava óptimo! Regresso pelas 16h afim de não apanhar muito transito para voltar a Luanda, e que medo, de 100 em 100 metros, havia um policia, o qual eu tentava fintar quando me olhava para dentro do carro, uf, não me mandaram parar ao longo dos 12km de regresso.

Ilha do Mussulo

Domingo á noite, relax em casa.
2ªf mais um dia de trabalho, fui para Luanda ás 8.30 guiado pelo Sr. José, em 45 minutos estávamos no escritório, nada mau! Após alguns desencontros com os manos Faro, combinamos nesse dia jantar juntos, apanharam-me no meu escritório, e seguimos para o Cais de 4, um restaurante muito bom e com uma vista fantástica sobre a baía de Luanda. Entre várias histórias de parte a parte partilhadas, combinamos que nos encontraríamos todos em Benguela no fim de semana de 4 FEV que curiosamente é uma 6ªf permitindo assim um FDS prolongado. Alem de uma boa farra, é nosso objectivo que eu seja apresentado a vários familiares dos Faros que vivem em Benguela, achei óptima ideia, quando se está num sitio que pouco ou nada se conhece é um enorme prazer conhecer gente, ter contactos!

Hoje, 3ªf é dia da cidade em Luanda, e o Governo decidiu dar tolerância de ponto a partir das 12.00. Pedi ao Sr José que me viesse buscar, o que aconteceu ás 8.30, eram 10.00 ainda não tínhamos chegado!!! De regresso ás 15.00 ainda vou pior, deixou-me em casa eram 17.00 e um calor que so visto! Cheguei num estado a casa que adormeci, e acordei e pensei, vou escrever no blogue, e assim o fiz! Amanhã espero a ida para  Benguela de vez, mas como aqui tudo muda da noite para o dia e até de hora para hora...vamos aguardar pelas cenas dos próximos capítulos!:-)