quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nem tudo são rosas...


...é isso mesmo, nem tudo são rosas! 

No último post de facto não conseguia escrever muito mais, antes de embarcar nesta aventura já esperava momentos mais difíceis ou menos bons e naquele(s) dia(s) foram de factos os menos bons! Apesar do intuito do blog ser partilhar as minhas aventuras por Angola, como devem imaginar há coisas que guardo só para mim, ou pelo menos partilho-as apenas com quem quero...sei que tenho a vossa compreensão e por isso não insistam para abordar o tema. Os momentos menos bons servem para nos tornar mais fortes, e rapidamente os tento pôr para trás das costas, como tem ...e deve de ser!

A minha adaptação está a ser óptima, já visitei sítios, ja passei por experiências que muita gente que cá esta há anos ainda não o fez, mas para mim só assim faria sentido esta aventura!!! Mas lá está, falta sempre alguma coisa...e no meio de tanta coisa que precisamos quando estamos longe de tudo e todos (pelo menos aqueles que nos habituamos a ter sempre por perto..) há sempre alguma coisa que falta! Aos com quem partilhei estes momentos menos bons, entendem-me perfeitamente!:-))

Tenho sido recebido de braços abertos pelos angolanos que cá vivem, amigos de amigos...familiares de amigos, e lá está, quando se está por bem, pressente-se, é ou não é verdade!? 
Para trás das costas os momentos menos bons os ponho, e tento abstrair-me daquilo que me preocupa. No Sábado á noite acabei por ir espairecer , a cidade estava cheia, aliás é assim sempre quando acontece um fds prolongado. Benguela é o Algarve cá da zona.

Domingo, dia de praia na Baía Azul. Uma praia típica dos benguelenses, com alguns estrangeiros, mas todos eles aninhados uns aos outros como se de um bando de aves se tratassem. Nos angolanos notava-se a boa disposição e já alguma melancolia de 3 dias de farra!:-) Elas passeiam os corpos esculpidos pela praia e eles não se ficam atrás, há aqui muito o culto do corpo!

Baía Azul
E por falar em corpo, e para não me sentir destoado, tenho ido para o ginásio do hotel “malhar”, o que sem duvida me desliga e me deixa muito mais relaxado para o bom sono que felizmente tenho tido!
A semana está a meio, e nada de mais ou de muito importante há a assinalar, com excepção de que ontem entrei pela 1ª vez na casa de um angolano, a seu convite! Nos primeiros dias que cá cheguei falaram-me que quando isso acontece, é sinal de confiança e estará ali sempre uma porta aberta, OBRIGADO!:-)

Ah...quase me esquecia! Ontem a noite andava eu na cidade de carro quando oiço um estoiro! Um “cupapata” ( os tais motoqueiros que transportam pessoas de um lado para o outro) tinha embatido num carro mesmo á minha frente, sim é muito frequentemente mesmo. Só cá estando se percebe porquê!
 Azar dos azares e depois do “cupapata” se ter posto em fuga e a coxear, do outro lado do cruzamento estava um jeep da policia, de onde prontamente saíram 2 agentes. O Sr. Agente condutor persegue o motociclista em fuga...por cima de passeios e canteiros e em escassos segundos foi apanhado, e ria só ria o acidentado “cupapata”! Cheguei a temer o pior, mas estamos em Benguela!:-)) Não fotografei o momento, contudo e para que possam perceber de que “cupapatas” falo, aqui vai um bom exemplo! ( a foto não é minha )


Beijos e Abraços !!! :-)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

“Dar mãos á vida!”


Foi com este nome que iniciámos o projecto de sistemas de abastecimento de água em zonas mais necessitadas, se é que aqui se pode falar em zonas mais necessitadas, ja que são todas...
O percurso até Catengue, cerca de 80 km , e ao invés do que havia pensado foi feito numa óptima estrada e com muito pouco movimento. Parámos numa bomba de gasolina praticamente á chegada da povoação, e era ver uma autêntica correria de gente a aproximar-se do jipe para vender coisas, de tudo um pouco.
Aqui, e já um pouco no interior (tanto Luanda como Benguela, assim como o trajecto entre ambas são litoral) sente-se muita diferença nas pessoas, naturalmente mais “assustadas”, mas com um olhar muito mais terno...ha quem diga que não é assim, mas foi o que senti. Um exemplo de duas raparigas que estavam a lavar roupa...



 Durante esta semana , tivemos a iniciativa de fazer o jantar no aparthotel...surpresa das surpresas ou talvez não, o fogão não funcionava...e ao que parece em todos, decidiram desliga-los após terem tido 2 ou 3 incêncios nos quartos!!! Assim, e basicamente tenho gasto uma pipa de massa em refeições, os almoços não são muito esticados, mas não é facil comer por menos de 12...14 euros, ao jantar a coisa duplica ou até triplica.

Avizinha-se o feriado nacional de 4 de Fevereiro, dia da libertação! Não senti qualquer ameaça por essa data, claro está também por ja terem decorridos 50 anos...
Véspera de feriado 5ª f, o mano Faro mais novo está na cidade, veio visitar os primos...fomos jantar e...beber uns copos! É oficial, as ressacas aqui são enormeeeeeeeeeeeeeees! Jesus...pior que tudo dormi 2h porque no dia seguinte havia me comprometido levar o meu colega até ao Sumbe (200km) onde o primo o iria apanhar para irem acampar! Cabelos ao vento...muito calor e la fui eu, são e salvo! Ao regresso parei na restiga e fui á para do terminus...sim aquela famosa do NAVIO!!!:-) Na 6ªf nem jantei...cheguei ao hotel e adormeci ate á manhã seguinte.
Hoje optei por explorar a zona litoral ao invés de ir lagartar para a praia, muito bom, senão vejam:




E por hoje não vou falar muito mais, talvez no próximo post o irão perceber porquê.

Beijos e Abraços